Preconceito & Maldade


Um texto de SÔNIA CANCINE (ÍndiaOnhara)

O que vejo na questão atual sobre o preconceito aos negros, é o ódio reprimido do passado, vindo à tona, por parte dos reprimidos e dos repressores, como também o próprio preconceito do negro contra pessoas de pele branca. Falo do "Homem" preconceituoso, de forma geral, na raça (U)mana, tipo o que demonstra no filme: o planeta dos macacos, uma inversão de valores - dente por dente, olho por olho. Pessoas da mesma cor de pele, também sofrem discriminações. Creio que a questão nem é tão definida pela cor da pele, que tá em evidência, mas, o desrespeito entre a humanidade, de maneira geral.

Então, a sociedade se apega em rótulos, e não no que tange - o que é ser Ser Humano? Como se dá as relações humanas na sociedade atual? O que precisamos para nos tornarmos gente - gente de verdade?

Eu não sou negra, mas defendo a causa negra, como também, amo os negros. Mas, com certeza, determinadas discriminações são também dolorosas, ou até mais, porque intensidade de sentimentos de humilhação e constrangimento não dá para se dimensionar e medir, somente sentindo. Não compactuo com rótulos em nenhum aspecto, porque as pessoas tem nomes e é horrível perceber o seguinte:
- Se há ganhos, há elogios;
- Se há perdas, há xingamentos;

O desrespeito se dá quando expectativas não são atingidas e quando se contraria opiniões - além das agressões sem causas aparentes, mas, com causas notórias a olhos clínicos do psiquê em distúrbio do agressor, que escolhe suas vítimas de forma aleatória.

Considero crime, sim, chamar o outro de macaco ou de qualquer outro nome que conota desprezo e/ou preconceito, como no caso em pauta na midia, o do goleiro. Mas, a minha preocupação se dá de maneira geral, e vai além do que em mídia está - para com os homossexuais, para com os mal vestidos, os mal cheirosos, para com os humildes, para com os gordos, para com os de necessidades especiais etc.. enfim, de maneira geral "rotulam" (os ignorantes a meu ver) - os diferentes. E o que é ser diferente?

E o pior é - que nem tudo o que é justo é lei e nem toda lei é justa, como também, nem tudo o que é lei é aplicável no Brasil e no Mundo. Como também, a lei não garante a paz, mas, sim, a paz se estabelece quando as ações são justas.

Portanto, ninguém tem, sequer, o direito de constranger ninguém, a seu bel prazer, que para mim, de atitudes intencionais ou não, o inferno está cheio, e que pessoas que sentem prazer em atingir o próximo, seja de que maneira for, essas sim são doentes e pobres de espírito, o lixo que jaz no Mundo!

7 comentários:

  1. Negros e brancos, de mãos dadas ou não, caminhando sempre juntos na mesma direção.
    O

    ResponderExcluir
  2. Negros e brancos, de mãos dadas ou não, caminhando sempre juntos na mesma direção.
    O

    ResponderExcluir
  3. Radyr Querido, muito grata
    pela honra de estar registrada
    nesta conceituada Revista!

    Abraços!
    tum tum tum

    ResponderExcluir
  4. Muito grata pela leitura e apreciação..

    ResponderExcluir